Como o Grupo Tribuna incorporou os conceitos ambientais no dia a dia e como foram adotados pelos colaboradores?

19/04/2024, 16h33 | Atualizado há 1 mês

Como o Grupo Tribuna incorporou os conceitos ambientais no dia a dia e como foram adotados pelos colaboradores?

O Grupo Tribuna criou seu Comitê ESG em 2022, formado por colaboradores de vários departamentos que respondem pela condução dos eixos ambiental, social e de governança, sempre envolvendo toda a organização nos debates e definições de diretrizes, metas e ações. Abaixo, as questões que dizem respeito a cada um desses eixos e o posicionamento do comitê a respeito dessa trajetória.

1. Como o Grupo Tribuna incorporou os conceitos ambientais no dia a dia e como foram adotados pelos colaboradores?

A corporação vem adotando algumas medidas pontuais no dia a dia, como redução do consumo de plástico, instalação de painéis fotovoltaicos para geração de energia, consumo 100% de energia limpa no mercado livre, e estamos em processo de manejar melhor a destinação do lixo. Nosso objetivo é avançar. Sinto que há uma compreensão grande por parte dos colaboradores sobre o valor dessas iniciativas. Mudar cultura e posturas leva tempo, mas o fato de trabalharmos com informação ajuda bastante, porque esses conteúdos estão presentes no nosso cotidiano com bastante frequência.

2. Quais os principais desafios na área social e quais iniciativas estão previstas pelo Grupo Tribuna para este ano?

Acreditamos que a conscientização é o primeiro passo para garantir que todos compreendam o valor do Eixo Social e do impacto positivo que podemos gerar na sociedade. Além da conscientização, o engajamento de todos, desde a alta liderança, é fundamental para que nosso propósito seja realizado com sucesso e tenhamos realmente um ambiente mais diverso e inclusivo em que todos se sintam pertencentes e representados. Estamos comprometidos em criar um ambiente mais diverso e inclusivo, reconhecendo o valor de ter uma equipe representativa de diferentes origens, raças, gêneros, idades e crenças. Acreditamos que a diversidade não é apenas uma meta a ser alcançada, mas um valor fundamental que enriquece nossa empresa e impulsiona a inovação. Estamos dedicados em fazer a diferença, não apenas para nossos colaboradores, mas também para a comunidade em que operamos. Juntos, estamos construindo uma cultura que reflete nossos valores e contribui para um mundo mais justo e inclusivo.

3. Como as ferramentas de governança do Grupo Tribuna têm sido usadas para garantir relações saudáveis com fornecedores, público externo e dentro da própria corporação? O que está previsto para este ano?

As ferramentas de governança do Grupo Tribuna têm sido fundamentais para garantir relações saudáveis com fornecedores, o público externo e dentro da própria corporação. A empresa tem adotado uma abordagem transparente, ética e responsável em suas práticas de governança, o que contribui para fortalecer seus laços com os diferentes stakeholders. No que diz respeito aos fornecedores, o Grupo Tribuna tem implementado políticas e procedimentos claros para garantir transparência nas relações comerciais, promover o respeito aos contratos e assegurar o cumprimento dos padrões éticos e de qualidade. Isso inclui a adoção de códigos de conduta e a realização de auditorias regulares para monitorar a saúde e correção ética das relações com fornecedores e garantir que estejam alinhados com os valores e as metas da empresa. Para este ano, o próximo passo é terceirizar o acompanhamento dos canais de denúncia, porque entendemos como correto que esse trabalho seja feito da forma mais independente possível.

Compartilhe: