ESG e ODS: Duas siglas que se ‘conversam’ pelo bem do nosso futuro

10/04/2024, 15h47 | Atualizado há 2 meses

ESG e ODS: Duas siglas que se ‘conversam’ pelo bem do nosso futuro

O que são os ODS? E o que eles têm a ver com o ESG? Essas são dúvidas bem frequentes para quem acompanha na mídia reportagens sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o ESG. Mas, afinal, qual a relação entre essas siglas?

ESG (Environmental, Social and Governance) e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estão interligados como dois sistemas que visam o progresso global sustentável. Enquanto o ESG oferece um conjunto de critérios para avaliar o desempenho das empresas em questões ambientais, sociais e de governança, os ODS representam metas específicas estabelecidas pela ONU para enfrentar desafios globais, como pobreza, desigualdade e mudanças climáticas. Empresas que integram princípios ESG em suas operações contribuem para o avanço dos ODS, pois promovem práticas sustentáveis que atendem às necessidades presentes sem comprometer as gerações futuras. Assim, a adoção de abordagens ESG não apenas impulsiona o desempenho financeiro das empresas, mas também fortalece seu impacto positivo na sociedade e no meio ambiente, alinhando-se com os objetivos mais amplos dos ODS.

(Crédito da foto: Alexsander Ferraz)

Certificado que o Grupo Tribuna recebeu por assinar o Movimento ODS Santos 2030.

Grupo Tribuna assina Movimento ODS Santos 2030

Desde março de 2024, o Grupo Tribuna é signatário do Movimento ODS Santos 2030, uma iniciativa pioneira criada pela Associação Comercial de Santos em parceria com a Prefeitura de Santos. Atualmente, mais de 140 empresas assinam o movimento, promovendo ações conjuntas para incentivar uma cidade desenvolvida nos quesitos ambientais, sociais e econômicos, tendo como base a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). A cerimônia de assinatura ocorreu na Prefeitura de Santos, com a presença do prefeito Rogério Santos, do presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, do presidente da Associação Comercial de Santos, Mauro Sammarco, e do coordenador do movimento, Fábio Tatsubô.

Além das iniciativas próprias que cada empresa já mantém, os signatários do movimento também podem propor ações e projetos conjuntos, que sigam na direção dos ODS, buscando indicadores socioeconômicos melhores para a cidade de Santos.

O Grupo Tribuna mantém, em seu portfólio, diversos projetos que, de alguma forma, já têm os princípios dos ODS inseridos. Na tabela abaixo, alguns desses projetos estão descritos com seus respectivos compromissos. Todos eles são projetos que já estão no radar do Grupo Tribuna, mas podem ser aprimorados e ampliados a partir de agora, por meio da sinergia e parceria com outras empresas que também estejam nesse movimento. Conheça nossos projetos e nossas iniciativas.

Compartilhe: